Zumbido tem tratamento?

11/18/2020

O zumbido no ouvido é um problema que afeta cerca de 15 a 20% da população mundial e, apesar de haver muitas dúvidas a respeito, é importante ressaltar que ele é um sintoma, não uma doença. 

Por se tratar de um sintoma, o primeiro ponto a ser investigado é o porque dele, suas causas e/ou fatores relacionados ao seu aparecimento. Ou seja, entender o motivo porque ele está sendo percebido e também porque está incomodando.O zumbido, quando não tratado, pode desencadear transtornos maiores que afetam não apenas a qualidade de vida do paciente, mas pode afetar também a sua atenção e concentração nas suas atividades do dia. Havendo o diagnóstico e conduzindo as suas reações, o paciente apresentará respostas positivas em quase 100% dos casos, principalmente quando há dedicação e o compromisso do paciente.

zumbido-tem-tratamento

Zumbido tem tratamento? No artigo de hoje, você saberá mais sobre o tratamento para zumbido no ouvido, como funciona. Continue de olho neste artigo para saber mais!

O que é o zumbido e como ele pode afetar a vida das pessoas?

zumbido-tem-tratamento

É comum que muitas pessoas os confundam com uma doença, mas o zumbido no ouvido é um sintoma, mesmo que muitas vezes se comporte como doença, tamanha complexidade dos casos. Se não tratados adequadamente, pode trazer diversas repercussões que afetam a qualidade de vida do paciente e tornam o zumbido muitas vezes insuportável. 

O paciente pode ouvir o zumbido de diferentes maneiras, como sons similares a chiados, abelhas, mosquitos, apitos, motores, sirenes, cachoeiras e outros sons persistentes, afetando milhares de pessoas por todo o mundo. Além de que o zumbido pode mudar na sua forma em como é  percebido, o que costuma assustar bastante os pacientes. 

O zumbido pode dar a impressão de prejudicar a qualidade auditiva quando muito alto, pode atrapalhar o sono, a concentração e, até mesmo, o emocional do paciente pelo som ser contínuo, mesmo quando de baixa intensidade. 

O que pode causar o zumbido no ouvido?

zumbido-tem-tratamento

A principal causa do zumbido é a perda de audição, mesmo que essa perda auditiva seja muita pequena e muitas vezes nem detectada aos exames audiológicos. As demais causas ou melhor entendendo como fatores influenciadores são muitos e eles entram na participação da manutenção do zumbido. 

A exposição prolongada e constante a sons altos, ruídos intensos nos ambientes e o uso excessivo de fones de ouvido em volume alto são os principais fatores que podem provocar perda auditiva e são bastante comuns dentre os pacientes com zumbido. Se você tem esses hábitos, cuidado!!! 

As causas ou fatores influenciadores podem ser, dentre outros::

  • infecções no ouvido
  • doenças crônicas do ouvido (otosclerose, doença de Meniere)
  • perdas auditivas agudas (surdez súbita)
  • excesso de cera no ouvido
  • estresse
  • hipertensão
  • ansiedade
  • dores em região de cabeça e pescoço

Zumbido tem tratamento?

zumbido-tem-tratamento

A literatura mundial ainda não fala em cura do zumbido, entendo que o zumbido é uma atividade elétrica do cérebro, mas não por isso o paciente tem que passar a vida percebendo ou se incomodando com o seu zumbido. O zumbido tem diversos tratamentos ou possibilidades terapêuticas, que traz de volta a tranquilidade do paciente e melhora sua qualidade de vida, possibilitando uma vida normal, mesmo que a melhora seja parcial.

O tratamento pode ser feito de diferentes maneiras e, para isso, é importante contar com um especialista no assunto. Com exames e diagnósticos, o especialista orientará melhor qual tratamento será mais adequado a cada paciente.

A seguir, listamos diferentes tipos de tratamento para zumbido no ouvido para que você conheça melhor cada um deles. Confira:

Tratamentos para zumbido no ouvido: quais são e como funcionam?

zumbido-tem-tratamento

Terapia sonora (ou terapia do som)

O tratamento para zumbido no ouvido pela terapia sonora trabalha principalmente em mascarar os sons estridentes e perturbadores que os zumbidos podem causar, trazendo mais alívio ao paciente.

Como o paciente com zumbido pode sofrer perda auditiva, o uso de um aparelho auditivo pode trazer resultados melhores dentro do tratamento.

O objetivo da terapia sonora é justamente reeducar o cérebro para que se foque menos nos sons dos zumbidos, tornando-os como parte dos sons de fundo e trazer de volta a tranquilidade.

Gerador de som

O gerador de som para zumbido no ouvido consiste em trabalhar o cérebro do paciente a se concentrar menos no zumbido, ensinando a direcionar sua concentração a outros tipos de sons ou informações mais importantes. Dessa forma, o zumbido se torna menos incômodo, auxiliando na melhora da qualidade de vida do paciente.

Gerenciamento da ansiedade e do estresse

O zumbido no ouvido pode afetar não somente a saúde física e auditiva do paciente, como também a mental e emocional. Se não tratado, pode trazer estresse e ansiedade, o que pode tornar o zumbido ainda pior.

O tratamento para zumbido no ouvido com o gerenciamento da ansiedade e do estresse foca em medidas que acalmem o paciente, como sons calmantes, exercícios, meditação e outras maneiras de manter o corpo e a mente em equilíbrio. É importante ressaltar que esse tipo de tratamento não é eficaz da noite para o dia: como todo tratamento, leva tempo e muita dedicação para melhorar a qualidade de vida.

Não deixe que o zumbido no ouvido atrapalhe sua vida

zumbido-tem-tratamento

Pelo menos 28 milhões de pessoas no Brasil sofrem com zumbidos, e esses sons podem afetar não somente o sono, mas toda a qualidade de vida. Além disso, podem trazer dor de cabeça, falta de concentração, estresse, ansiedade, insônia, tonturas e outros problemas gravíssimos.

Os zumbidos têm tratamento e com ele é possível ter uma vida com muito mais qualidade e tranquilidade.

Está enfrentando problemas com zumbido ou conhece alguém que está sofrendo com esses sons? Zumbido tem tratamento! Agende uma consulta pelo site ou pelo telefone: (11) 95801-6560 e tire todas as suas dúvidas sobre o tratamento para zumbido no ouvido.

Evite aglomerações: conte também com a modalidade de telemedicina e cuide da sua saúde auditiva sem sair de casa.

Posts Relacionados

Labirintite pode causar zumbido?

Labirintite pode causar zumbido?

Bastante conhecido por cerca de 15% da população mundial, o zumbido no ouvido, ou tinnitus (em inglês), é um sintoma em que o paciente percebe um som interno incômodo em um ou nos dois ouvidos, tendo duração e volumes diferentes. Além disso, pode ser temporário ou...

ler mais
Diabetes e audição têm relação?

Diabetes e audição têm relação?

Antes de falarmos sobre diabetes e zumbido no ouvido e sua associação, vamos entender primeiramente sobre cada um deles separadamente. Vem com a gente! O que é o zumbido no ouvido? Termo médico para ruído no ouvido, o zumbido no ouvido é um sintoma em que o paciente...

ler mais
Por que eu ouço zumbidos?

Por que eu ouço zumbidos?

O zumbido no ouvido é aquele ruído dentro dos ouvidos que pode ser incômodo, muitas vezes escutado em lugares mais silenciosos, que pode ser temporário ou crônico. “Por que eu ouço zumbidos?” é uma pergunta muito comum e hoje vamos te ajudar a entender. Vem com a...

ler mais
Trauma acústico: O que é e como tratar?

Trauma acústico: O que é e como tratar?

O que é trauma acústico? São muitos os ruídos aos quais estamos expostos diariamente, em especial no dia a dia urbano, e muitos deles nos causam danos sem que a gente nem perceba. O trauma acústico é provocado por sons altos, que pontualmente ou ao longo do tempo...

ler mais
Zumbido no ouvido na gravidez: qual é a causa?

Zumbido no ouvido na gravidez: qual é a causa?

Presente em cerca de 15% da população mundial, o zumbido no ouvido é um ruído muito conhecido que pode ser persistente ou pontual, mas incomoda em alguma intensidade e periodicidade aproximadamente 1 bilhão de pessoas ao redor do globo.  Segundo pesquisas, uma em...

ler mais
Perda de audição em músicos: como tratar?

Perda de audição em músicos: como tratar?

A perda auditiva é um problema que atinge grande parte da população mundial e pode atingir pessoas de todas as idades. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 7% da população brasileira – mais de 15 milhões de pessoas – sofra de algum grau de...

ler mais
Audiometria Infantil para Escolas

Audiometria Infantil para Escolas

Audiometria é um dos exames para se avaliar o quanto uma pessoa escuta e se há algum problema auditivo. A audiometria infantil pode identificar alterações auditivas que possam prejudicar o desempenho e o desenvolvimento da criança. Pode ser realizado em crianças muito...

ler mais
Existe remédio para zumbido no ouvido?

Existe remédio para zumbido no ouvido?

O zumbido é um ruído percebido pelo ouvido que não está no meio externo, ou seja, é um som percebido apenas pela pessoa portadora desse problema. Ele pode acontecer em uma ou ambas as orelhas ou mesmo na cabeça e pode surgir de maneira gradual ou repentina. Interfere...

ler mais
Zumbido no ouvido pode ser perigoso?

Zumbido no ouvido pode ser perigoso?

O zumbido é um som que é percebido como vindo de dentro do ouvido ou da cabeça e na maioria das vezes é percebido somente por quem o possui, já que o som do zumbido não provém de uma fonte externa. O zumbido efetivamente é gerado e mantido pelo cérebro. Esse ruído...

ler mais
Pressão alta pode causar zumbido no ouvido?

Pressão alta pode causar zumbido no ouvido?

Comumente conhecido como chiado e na língua inglesa como tinnitus, o zumbido é um ruído percebido pelo indivíduo e que não está no meio ambiente. Afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo e é caracterizado por um som irritante que pode variar de duração e...

ler mais
Zumbido no ouvido: Quais as causas?

Zumbido no ouvido: Quais as causas?

O zumbido no ouvido é um sintoma em que o paciente percebe um ruído que não tem causa externa, ou seja, é um som interno que na maioria das vezes é ouvido somente pela pessoa que sofre com esse problema. O zumbido pode ser percebido em um ou nos dois ouvidos e ter...

ler mais
Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre marcação de Consulta e Exames é só mandar uma mensagem 😉