Zumbido no ouvido pode ser perigoso?

01/06/2021

O zumbido é um som que é percebido como vindo de dentro do ouvido ou da cabeça e na maioria das vezes é percebido somente por quem o possui, já que o som do zumbido não provém de uma fonte externa. O zumbido efetivamente é gerado e mantido pelo cérebro. Esse ruído pode se tornar muito incômodo e varia em intensidade e frequência, podendo ser passageiro ou até mesmo durar a vida toda. Em muitos casos, o zumbido pode estar associado a tontura, dor de cabeça ou perda de audição e pode desencadear estresse, irritabilidade e dificuldade de concentração, impedindo que as pessoas consigam ter uma vida tranquila e realizem suas atividades como de costume. 

Chamado de Tinnitus na língua inglesa, o zumbido costuma ser um barulho irritante e em muitos casos se assemelha a sons que já conhecemos, como os sons de cigarra, apito, sirene, rádio fora de sintonia, mosquito, cachoeira, abelha ou chiado.

Zumbido no ouvido pode ser perigoso? 

Esses ruídos irritantes podem estar acompanhados de outros sintomas e acionar um sinal de alerta para outros problemas. Quer saber se o zumbido no ouvido pode ser perigoso? Confira mais sobre o zumbido no artigo de hoje e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Como surge o zumbido?

zumbido-no-ouvido-pode-ser-perigoso

Existe uma explicação pela qual o zumbido surge nas pessoas e ela está relacionada aos sinais do ouvido enviados ao cérebro. O zumbido é um sintoma que indica que algo de errado existe em algum ponto do sistema auditivo. Esse ruído surge devido a alguma alteração funcional e/ou estrutural nas vias auditivas, principalmente no início dela, que impede que o som seja detectado pelo cérebro como deveria. Para compensar esse déficit de informação auditiva que deveria chegar ao cérebro e não chega, o cérebro gera o zumbido.

O nosso cérebro recebe as ondas sonoras captadas pelo órgão auditivo periférico, chamado cóclea, e as transforma em ondas elétricas com algum significado. Quando há algum problema na captação da informação, há também uma mudança na forma como o cérebro reorganiza a falta desses sinais sonoros e acaba amplificando as respostas internamente, como forma de compensar a ausência da informação sonora que deveria ter sido recebida pela cóclea, o que acaba gerando o zumbido, que não passa de uma hiperatividade da via auditiva central..

O que pode causar o zumbido no ouvido?

Entre as causas mais comuns do zumbido estão:

  • Perda de audição, lembrando que a perda auditiva é necessária para a geração do zumbido, mesmo que essa perda seja muito pequena
  • Acúmulo de cera no ouvido;
  • Infecções e inflamações no ouvido;
  • Doenças neurológicas e cardiovasculares;
  • Traumas no ouvido;
  • Exposição a ruídos altos;
  • Depressão, como fator complicador, influenciador ou mesmo desencadeador
  • Disfunções da articulação da mandíbula, entre outros.

Os riscos do zumbido

zumbido-no-ouvido-pode-ser-perigoso

A dúvida “zumbido no ouvido pode ser perigoso?” costuma surgir assim que o sintoma é percebido pela pessoa. O zumbido é um sintoma de que algo não está bem, tornando-se um sinal de alerta para diversos problemas, principalmente para a perda auditiva.

Em quais casos o zumbido no ouvido pode ser perigoso?

Como vimos mais acima, existem muitos fatores que podem estar envolvidos com o zumbido. Quando esses barulhos surgem sugere-se que ele seja investigado.

A principal causa do zumbido é a perda de audição. Outras causas ou fatores relacionados ao zumbido variam desde problemas odontológicos até doenças psicológicas, como a depressão e ansiedade, que alteram o equilíbrio emocional e estão envolvidos com o nível de desconforto observado nos pacientes que apresentam este sintoma. O zumbido também está associado a problemas cardiovasculares, como a hipertensão, também conhecida como pressão alta. 

Como o zumbido tem causas e fatores relacionados diversos, é muito importante entrar em contato com um médico e agendar uma consulta para descobrir a causa do zumbido e iniciar o tratamento adequado.

Aparelhos auditivos para aliviar o zumbido

zumbido-no-ouvido-pode-ser-perigoso

Temos que lembrar que 10% dos pacientes deixam de perceber totalmente o zumbido, com as diversas intervenções que podem ser usadas. Por isso a importância de seguir as orientações médicas quanto às condutas em relação ao zumbido. 

O tratamento para zumbido no ouvido consiste em algumas estratégias. O aparelho auditivo é uma das alternativas usadas para a melhora do zumbido no ouvido, quando o intuito principal é o ganho auditivo por uma perda de audição, sabendo que também é entendido como uma terapia sonora. Já a terapia de som/sonora, mais conhecida como a oferta de sons abstratos, apresenta como principal efeito, a mudança do foco de atenção em relação ao zumbido. 

O som emitido pelo dispositivo de uma terapia sonora pode ser escolhido pelo próprio paciente em uma lista de sons pré-definidos/pré-programados. Além de reduzir o zumbido quanto a sua percepção, os aparelhos auditivos fazem a correção da perda auditiva, melhorando também a audição do paciente. 

Os medicamentos não têm ação direta no zumbido, mas nas suas reações (angústia/desconforto/insônia/dores/contratura muscular) e com efeito temporário, no entanto, a terapia cognitivo e comportamental apresenta efeitos prolongados a permanentes do ponto de vista de melhora a resolução do desconforto apresentado ao zumbido. 

Lembramos que os tratamentos para zumbido são individualizados e dependem parte da causa e parte das reações para serem eficazes. Recomendamos sempre recorrer a um médico especialista para que ele possa investigar a origem do zumbido e prescrever o tratamento adequado. 

Você sabia que existe uma especialidade para tratar especificamente de zumbido? Trata-se da Otoneurologia, uma das especialidades do ISBO. 

O ISBO é especialista no tratamento de zumbido e chiado no ouvido

zumbido-no-ouvido-pode-ser-perigoso

O Instituto Sandra Bastos de Otorrinolaringologia, o ISBO, é especializado no tratamento para zumbido e chiado no ouvido, perda de audição e tontura. A Dra. Sandra Bastos é Diretora Técnica do ISBO e Otorrinolaringologista atuante na área de Otologia e Otoneurologia, uma especialidade médica voltada ao tratamento de zumbido ou chiado, tontura, sensibilidade sonora e perdas auditivas. 

Em nosso consultório nós realizamos os principais exames para detectar disfunções auditivas, como os exames de acufenometria, audiometrias, imitanciometria, processamento auditivo central. Realizamos também treinamento auditivo e polissonografia domiciliar com WatchPAT. Conheça nosso atendimento por Telemedicina e amplie o acesso aos cuidados com a saúde com qualidade, facilidade, comodidade e segurança, sem precisar sair de casa. 

Ficou com alguma dúvida se zumbido no ouvido pode ser perigoso? Entre em contato conosco, nós podemos te ajudar. Agende sua consulta ou solicite mais informações clicando aqui. Acesse nosso blog para mais novidades e confira nossa página no Facebook e Instagram. Aguardamos sua visita, até breve. 

Posts Relacionados

Labirintite pode causar zumbido?

Labirintite pode causar zumbido?

Bastante conhecido por cerca de 15% da população mundial, o zumbido no ouvido, ou tinnitus (em inglês), é um sintoma em que o paciente percebe um som interno incômodo em um ou nos dois ouvidos, tendo duração e volumes diferentes. Além disso, pode ser temporário ou...

ler mais
Diabetes e audição têm relação?

Diabetes e audição têm relação?

Antes de falarmos sobre diabetes e zumbido no ouvido e sua associação, vamos entender primeiramente sobre cada um deles separadamente. Vem com a gente! O que é o zumbido no ouvido? Termo médico para ruído no ouvido, o zumbido no ouvido é um sintoma em que o paciente...

ler mais
Por que eu ouço zumbidos?

Por que eu ouço zumbidos?

O zumbido no ouvido é aquele ruído dentro dos ouvidos que pode ser incômodo, muitas vezes escutado em lugares mais silenciosos, que pode ser temporário ou crônico. “Por que eu ouço zumbidos?” é uma pergunta muito comum e hoje vamos te ajudar a entender. Vem com a...

ler mais
Trauma acústico: O que é e como tratar?

Trauma acústico: O que é e como tratar?

O que é trauma acústico? São muitos os ruídos aos quais estamos expostos diariamente, em especial no dia a dia urbano, e muitos deles nos causam danos sem que a gente nem perceba. O trauma acústico é provocado por sons altos, que pontualmente ou ao longo do tempo...

ler mais
Zumbido no ouvido na gravidez: qual é a causa?

Zumbido no ouvido na gravidez: qual é a causa?

Presente em cerca de 15% da população mundial, o zumbido no ouvido é um ruído muito conhecido que pode ser persistente ou pontual, mas incomoda em alguma intensidade e periodicidade aproximadamente 1 bilhão de pessoas ao redor do globo.  Segundo pesquisas, uma em...

ler mais
Perda de audição em músicos: como tratar?

Perda de audição em músicos: como tratar?

A perda auditiva é um problema que atinge grande parte da população mundial e pode atingir pessoas de todas as idades. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 7% da população brasileira – mais de 15 milhões de pessoas – sofra de algum grau de...

ler mais
Audiometria Infantil para Escolas

Audiometria Infantil para Escolas

Audiometria é um dos exames para se avaliar o quanto uma pessoa escuta e se há algum problema auditivo. A audiometria infantil pode identificar alterações auditivas que possam prejudicar o desempenho e o desenvolvimento da criança. Pode ser realizado em crianças muito...

ler mais
Existe remédio para zumbido no ouvido?

Existe remédio para zumbido no ouvido?

O zumbido é um ruído percebido pelo ouvido que não está no meio externo, ou seja, é um som percebido apenas pela pessoa portadora desse problema. Ele pode acontecer em uma ou ambas as orelhas ou mesmo na cabeça e pode surgir de maneira gradual ou repentina. Interfere...

ler mais
Pressão alta pode causar zumbido no ouvido?

Pressão alta pode causar zumbido no ouvido?

Comumente conhecido como chiado e na língua inglesa como tinnitus, o zumbido é um ruído percebido pelo indivíduo e que não está no meio ambiente. Afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo e é caracterizado por um som irritante que pode variar de duração e...

ler mais
Zumbido no ouvido: Quais as causas?

Zumbido no ouvido: Quais as causas?

O zumbido no ouvido é um sintoma em que o paciente percebe um ruído que não tem causa externa, ou seja, é um som interno que na maioria das vezes é ouvido somente pela pessoa que sofre com esse problema. O zumbido pode ser percebido em um ou nos dois ouvidos e ter...

ler mais
Ouvido sensível a ruído: como tratar?

Ouvido sensível a ruído: como tratar?

A intolerância a determinados sons é comum a várias pessoas, porém em muitos casos pode significar algo patológico e que deve ser avaliado e tratado por um profissional. A isso podemos chamar de hipersensibilidade sonora ou hiperacusia, uma condição na qual o paciente...

ler mais
Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre marcação de Consulta e Exames é só mandar uma mensagem 😉