Zumbido no ouvido depois de ouvir música alta é normal?

09/06/2021
Zumbido no ouvido

Seja em eventos como festas e shows ou mesmo após usar fones de ouvido por muito tempo, o surgimento do zumbido no ouvido após ouvir música alta é muito comum. A exposição a sons muito altos ou o uso inadequado de fones de ouvido é um dos principais fatores do aumento de casos de zumbido em pessoas abaixo de 60 anos de idade.

zumbido-no-ouvido

Por isso, na conversa de hoje falaremos sobre o que é o zumbido, quais são as suas principais causas, qual a relação entre zumbido no ouvido e música alta, o que fazer em caso de zumbido no ouvido por causa do som alto e muito mais. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que é o zumbido? Quais as suas principais causas?

zumbido-no-ouvido

O zumbido no ouvido é um som que não provém do ambiente, ou seja, sem a existência de uma fonte sonora externa, mas que, mesmo assim, o paciente ouve constantemente. O zumbido pode causar muito desconforto ao paciente, pois pode afetar o sono, a concentração e o equilíbrio emocional.

Esse sintoma é classificado em quatro tipos diferentes. O zumbido pode se assemelhar a diversos sons que já conhecemos, como:

– Cigarra

– Apito (ou assobio)

– Sirene

– Rádio

– Mosquito

– Abelha

– Chiado

– Grilo

– Cachoeira

O zumbido é um sintoma que advém de diversas possíveis causas. Por isso é fundamental estar de olho nos fatores de risco que podem influenciar no aparecimento do zumbido. Confira alguns deles:

Perda auditiva por diversos motivos, como:

– Fones de ouvido frequentes e em volume alto

– Grande quantidade de cera no ouvido

– Infecções no sistema auditivo

Idade avançada

Alterações sistêmicas que podem interferir na função auditiva, como:

– Hipertensão

– Diabetes

– Colesterol alto

– Excesso de açúcar, cafeína e sal

– Problemas e disfunções na articulação temporo-mandibular

Com isso, podemos relacionar alguns desses fatores às suas possíveis causas, determinando o que comumente causa o zumbido no ouvido:

Perda de audição

– Acúmulo de cera no ouvido

– Infecções, inflamações ou lesões no ouvido

Exposição a ruídos

– Doenças cardiovasculares

Pressão alta

Depressão e ansiedade.

Qual a relação entre zumbido no ouvido e música alta?

zumbido-no-ouvido

Uma das principais causas do zumbido é a perda auditiva. Quando há exposição a sons muito altos, é comum que ocorra um trauma acústico, que é quando as células auditivas são danificadas de forma temporária ou permanente.

Neste cenário, a exposição a quaisquer ruídos de forte intensidade pode causar perda de audição. Música alta, com ou sem fones de ouvido, é com certeza um dos principais fatores de perda auditiva por ruídos.

Qualquer ruído acima de 85dB (decibéis) pode causar lesões auditivas em caso de exposição prolongada aos sons. É por isso que as perdas auditivas são tão comuns em músicos.

Com as lesões e consequentes perdas auditivas, surge o zumbido no ouvido.

Embora seja um sintoma comum após a exposição à música alta, o zumbido deve ser observado com atenção, pois pode indicar danos auditivos preocupantes, especialmente quando o zumbido permanece depois de horas ou mesmo dias após a exposição aos sons altos.

O que fazer em caso de zumbido após ouvir música alta? Há alguma forma de prevenir?

zumbido-no-ouvido

Quando ocorre o zumbido ou a sensação de ouvido tampado após ouvir música alta (usar fones de ouvido ou ir a um show), é comum que haja um desvio do limiar auditivo, ou seja, uma perda de audição reversível.

Desta forma, em até 24 horas, espera-se que o ouvido já tenha voltado ao normal. Caso o problema não melhore em até 48 horas, pode ser necessário buscar ajuda médica e realizar exames a fim de apurar a gravidade da lesão auditiva.

Após a exposição aos sons altos, o ideal é evitar que os ouvidos sejam expostos a mais música alta. Ou seja, após um show, evite usar fones de ouvido com música alta por algumas horas ou até mesmo um dia. Isso permitirá que os seus ouvidos se recuperem mais rapidamente.

Para evitar o surgimento de zumbido no ouvido por causa do som alto, você pode tomar as seguintes medidas:

1 – Evite ficar próximo às caixas de som: Durante um show, tente ficar o mais longe possível das caixas de som. Quanto mais próximo delas, maior a intensidade do som, o que aumenta a chance de lesões auditivas pelo som alto.

2 – Use protetores auriculares: Embora essa medida seja muito recomendada para os músicos que conduzem os shows, o uso de protetores auriculares pode ser muito útil para quem está ouvindo a música. Diferente do que algumas pessoas pensam, os protetores auriculares não impedem completamente a passagem do som! Eles apenas limitam a intensidade do ruído.

3 – Evite usar fones de ouvido com música alta por muito tempo: Os fones de ouvido são grandes vilões da perda auditiva! Quando aliados com música alta, há grande chance de perda auditiva, resultando no desagradável zumbido. Reduzir o volume dos fones é uma ótima forma de evitar problemas do tipo!

Zumbido no ouvido tem tratamento!

zumbido-no-ouvido

O zumbido nem sempre tem cura, mas sempre tem tratamento. Por isso, o ideal é procurar um médico rapidamente e iniciar o tratamento o quanto antes, aumentando as chances de sucesso!

A realização de exames pode ajudar a identificar o zumbido, permitindo seu tratamento nos estágios iniciais.

O tratamento para zumbido no ouvido pode melhorar muito o cotidiano e a qualidade de vida do paciente, mesmo em casos em que não é possível encontrar a causa. Com um diagnóstico e tratamento contínuo, o paciente apresenta resposta positiva em quase 100% dos casos. Caso não seja tratado, o zumbido pode desencadear problemas maiores e mais graves.

O Instituto Sandra Bastos de Otorrinolaringologia, ISBO, é especialista no tratamento de zumbido ou chiado no ouvido, perda auditiva, tontura e sensibilidade sonora. A Dra. Sandra Bastos é diretora técnica do ISBO e otorrinolaringologista atuante, com grande experiência no tratamento do zumbido e especializações no Brasil e na Inglaterra. O ISBO oferece uma gama de exames e tratamentos para identificar as causas e tratar o zumbido de cada paciente.

Acesse o site, conheça nossos serviços e agende sua consulta. Para sua comodidade, você também pode agendar uma consulta pelo WhatsApp: (11) 95801-6560.

Oferecemos também o serviço de telemedicina: consulta médica via chamada de vídeo no Whatsapp ou Skype. A mesma qualidade dos atendimentos presenciais no conforto da sua casa e sem aglomerações.

Possui alguma dúvida sobre zumbido no ouvido depois de ouvir música alta? Entre em contato conosco, nós podemos te ajudar. Agende sua consulta ou solicite mais informações clicando aqui. Acesse nosso Blog para não perder nenhuma novidade e confira nossas páginas no Facebook e Instagram. Aguardamos sua visita, até breve!

Posts Relacionados

Antidepressivo causa zumbido no ouvido?

Antidepressivo causa zumbido no ouvido?

O uso de medicamentos é algo corriqueiro em nossas vidas, afinal, eles são usados para tratar diversos problemas de saúde, não é mesmo? Contudo, alguns medicamentos podem gerar efeitos colaterais que causam desconforto ao paciente. Com isso, algumas pessoas se...

ler mais
Exame de Imitanciometria – Como funciona?

Exame de Imitanciometria – Como funciona?

Também conhecido como tinnitus, o zumbido no ouvido é um problema que afeta cerca de 28 milhões de brasileiros. Esse ruído, que pode se apresentar de diversas formas, pode causar muitos incômodos ao paciente, como distúrbios do sono, piora de quadros de ansiedade e...

ler mais
O que fazer para parar o Zumbido no ouvido?

O que fazer para parar o Zumbido no ouvido?

O zumbido no ouvido é um problema que atualmente incomoda cerca de 28 milhões de brasileiros. Esse problema interfere não somente na audição como também atrapalha diversas áreas da vida de uma pessoa e, por isso, é importante tratá-lo. Nesse contexto, muitas pessoas...

ler mais
Exame do sono domiciliar, como funciona?

Exame do sono domiciliar, como funciona?

Você provavelmente já ouviu falar de zumbido no ouvido, certo? Mas sabia que esse barulho inquietante pode estar relacionado a problemas do sono e que, portanto, o exame do sono domiciliar pode ajudar no combate ao zumbido? O zumbido no ouvido é um ruído que pode se...

ler mais
Zumbido no ouvido em crianças: É possível?

Zumbido no ouvido em crianças: É possível?

Afetando atualmente cerca de 15% da população mundial, o zumbido no ouvido é um sintoma no qual o paciente percebe um som em um ou nos dois ouvidos, podendo ter duração, volume e sons diferentes, como o de uma cachoeira, apito, cigarra, chiado, rádio ou sirene. Pode...

ler mais
Por que idosos têm mais zumbido no ouvido?

Por que idosos têm mais zumbido no ouvido?

Um inquietante barulho de cigarra, de apito ou um ruído semelhante ao chiado de um rádio já te incomodou mesmo não tendo nada ao seu redor? Pois é, o zumbido no ouvido é esse som interno geralmente percebido apenas pela pessoa que está sofrendo com esse problema, e...

ler mais
Sinusite pode causar zumbido no ouvido?

Sinusite pode causar zumbido no ouvido?

Provavelmente você já ouviu falar sobre zumbido no ouvido, certo? Mas sabia que esse ruído incomoda cerca de 28 milhões de brasileiros? Termo médico para ruído no ouvido, o zumbido é um sintoma proveniente de diversas possíveis causas e pode ser temporário ou crônico,...

ler mais
Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre marcação de Consulta e Exames é só mandar uma mensagem 😉