Perda auditiva e zumbido. Existe alguma associação?

Por Dra. Sandra Bastos 
CRM 99705/RQE 44651

 

A perda auditiva e o zumbido são dois problemas auditivos diferentes, mas podem estar relacionados entre si.

A perda auditiva é a diminuição da capacidade de ouvir sons, como mencionado anteriormente em nossos materiais. Ela pode ser causada por diversos fatores, como exposição prolongada a ruídos intensos, envelhecimento, infecções, lesões no ouvido ou uso de certos medicamentos. A perda auditiva pode afetar tanto a capacidade de ouvir sons suaves quanto a compreensão da fala.

O zumbido, por sua vez, é a percepção de sons no ouvido ou na cabeça na ausência de estímulos sonoros externos. O zumbido pode ser descrito como um ruído constante, como um apito, chiado, sibilo ou outros sons semelhantes. Pode variar em intensidade e frequência e ser contínuo ou intermitente. O zumbido pode ser causado por danos nas células ciliadas do ouvido interno, lesões no ouvido, exposição a ruídos altos ou distúrbios do sistema auditivo.

Embora a perda auditiva e o zumbido possam ocorrer independentemente um do outro, eles também podem estar relacionados. Em muitos casos perda auditiva é a principal causa subjacente do zumbido. Quando há uma diminuição na capacidade de audição, o cérebro pode interpretar isso como falta de estímulos sonoros e criar sons internos, resultando no zumbido.

É importante consultar um profissional de saúde auditiva, como um médico otorrinolaringologista, acompanhado de uma avaliação de um fonoaudiólogo, se você estiver enfrentando perda auditiva ou zumbido. Eles podem realizar uma avaliação completa, incluindo testes de audição e avaliação do zumbido e recomendar o tratamento apropriado. O tratamento pode envolver o uso de aparelhos auditivos para perda auditiva, terapia sonora para o zumbido, estratégias de gerenciamento do zumbido e outras abordagens específicas para cada caso.

O Instituto Sandra Bastos de Otorrinolaringologia é especialista em otorrinolaringologia e oferece exames auditivos e tratamentos para identificar as causas e tratar os problemas auditivos de cada paciente, promovendo melhorias na qualidade de vida. A Dra. Sandra Bastos é diretora técnica do ISBO e otorrinolaringologista atuante e tem especializações no Brasil e na Inglaterra.       

Quer saber mais sobre o ISBO ou como buscar o tratamento adequado para o seu problema? Acesse o site, conheça nossos serviços e agende sua consulta. Para sua comodidade, você também pode agendar uma consulta pelo WhatsApp: CLIQUE AQUI!        

Oferecemos também o serviço de telemedicina: consulta médica via chamada de vídeo no WhatsApp ou Skype, para que você possa contar com a mesma qualidade dos atendimentos presenciais no conforto da sua casa!    

Não perca as nossas novidades. Acesse nosso Blog e confira nossas páginas no Facebook e Instagram. Aguardamos a sua visita, até a próxima conversa!