Ouvido sensível a ruído: como tratar?

12/11/2020

A intolerância a determinados sons é comum a várias pessoas, porém em muitos casos pode significar algo patológico e que deve ser avaliado e tratado por um profissional. A isso podemos chamar de hipersensibilidade sonora ou hiperacusia, uma condição na qual o paciente apresenta sensibilidade a ruídos presentes no dia a dia e que são considerados baixos ou suportáveis para as outras pessoas.

A sensibilidade a ruído (sonora) pode acontecer tanto com sons comuns e corriqueiros, como toque de telefone, choro de criança e latido de cachorro, quanto com outros mais específicos, como arranhões, sons de gotejamento, tic-tac do relógio e sons do teclado. Em algumas pessoas, esses e outros sons e ruídos podem causar desconforto, irritação, ansiedade, até dor. Essa sensibilidade pode trazer problemas para a qualidade de vida do indivíduo, pois a redução da tolerância a sons pode interferir na realização de tarefas, até as mais simples e cotidianas, além de tornar, muitas vezes, o paciente com padrão anti-social.

Mas ouvido sensível a ruído tem tratamento? No artigo de hoje, o assunto é a hipersensibilidade sonora. Ao longo do texto, abordaremos mais sobre essa condição e como tratar a sensibilidade a ruído. Continue acompanhando e boa leitura.

Zumbido no ouvido e a relação com misofonia e hiperacusia 

ouvido-sensivel-a-ruido

O zumbido é um som que pode ser ouvido pelo paciente, porém sem estar em um estímulo externo, ou seja, é um ruído que ninguém mais pode ouvir além do próprio paciente. Ele pode ser comparado a outros sons, como chiado, apito, canto de cigarra, zunido de abelha, mosquito, panela de pressão, cachoeira etc. Existem vários fatores relacionados a esse problema, que pode ser adquirido devido ao excesso de cera no ouvido, ao estresse, à exposição a ruídos altos, entre outros, tendo como causa principal a perda auditiva.

O zumbido pode estar simultaneamente presente em um paciente com misofonia ou com hiperacusia, já que os portadores dessas condições podem perceber a presença desse sintoma. No entanto, a hiperacusia e a misofonia, diferentemente do zumbido na sua grande maioria, não precisam apresentar perda de audição na sua etiologia. Confira a seguir como elas se diferenciam e como esses problemas afetam o bem-estar de seus portadores.

O que é misofonia?

ouvido-sensivel-a-ruido

A misofonia significa “aversão ao som” e é caracterizada por um desconforto intenso a sons cotidianos. Sussurros, mastigação, respiração e sons de animais são normais à maioria das pessoas, porém quem sofre de misofonia pode ter prejuízos na qualidade de vida diante desses sons. Isso porque barulhos como os já citados ou aqueles repetitivos, como batidas de lápis, cliques e gotejamento podem levar a pessoa à angústia, à irritabilidade e, até mesmo, à fúria.

Os principais sintomas da misofonia são as reações negativas a determinados barulhos, que podem ser: agitação, evitar certas atividades devido ao ruído e agressividade a determinadas pessoas. Também podem surgir sintomas físicos, como dores de cabeça, aumento dos batimentos cardíacos e problemas no estômago. A misofonia prejudica o humor e pode dificultar as relações interpessoais, interferir no convívio com outras pessoas e desencadear quadros de ansiedade e depressão.

O que é hiperacusia?

ouvido-sensivel-a-ruido

A hiperacusia, apesar de significar “muita audição ou ouvir mais” não significa que a pessoa escuta melhor ou mais do que as outras pessoas. Na verdade, quer dizer que o indivíduo percebe mais alguns sons e, por isso, apresenta-se com alta sensibilidade aqueles em nível normal, mas que se tornam desagradáveis, insuportáveis ou dolorosos para quem apresenta esse sintoma.

Tratamento para sensibilidade auditiva

ouvido-sensivel-a-ruido

Você ou alguém conhecido sofre com ouvido sensível a ruído ou tem dúvida sobre ouvido sensível ou como tratar? A primeira orientação é sempre procurar um médico em caso da presença desse sintoma. O otorrinolaringologista, por meio da avaliação médica e dos exames específicos, é capaz de informar o diagnóstico e orientar o tratamento mais indicado para cada caso, que sempre será individualizado a cada paciente.

Os sintomas relacionados a ouvido sensível a ruído (sensibilidade sonora ou hiperacusia) podem ser controlados com tratamentos para, assim, devolver a qualidade de vida das pessoas portadoras dessa disfunção auditiva. Ao contrário do que se possa imaginar, o silêncio ou o uso de protetores auriculares não são as melhores opções nesses casos. O silêncio pode trazer um incômodo ainda maior, já que, dessa forma, os ruídos externos são detectados com mais facilidade e de forma mais intensa.

Entre os possíveis tratamentos para sensibilidade sonora estão as terapias auditivas para dessensibilizar o ouvido, fazendo com que o paciente seja exposto a sons em volumes gradativamente mais altos, até ele conseguir tolerar volumes que não são desagradáveis a outras pessoas. Outro tipo de terapia é a cognitiva ou a terapia cognitiva e comportamental, usada para desviar emoções negativas relacionadas a sons e ruídos, o que possibilita evitar situações de angústia.

A adoção de hábitos mais saudáveis também é aconselhada, porém somente um profissional especialista pode indicar o melhor para cada caso. Por isso, não deixe de entrar em contato com seu médico e agendar uma consulta.

Onde encontrar especialistas em tratamento de sensibilidade sonora e zumbido?

ouvido-sensivel-a-ruido

O Instituto Sandra Bastos de Otorrinolaringologia, o ISBO, é especializado no tratamento para zumbido no ouvido, perda de audição, tontura, sensibilidade sonora e misofonia. A Dr.ª Sandra Bastos é diretora-geral do ISBO e otorrinolaringologista atuante na área de Otologia e Otoneurologia, uma especialidade médica voltada ao tratamento de zumbido, tontura, sensibilidade sonora e perdas auditivas.

Em nosso consultório, realizamos os principais exames para detectar disfunções auditivas, como os de acufenometria, audiometrias, imitanciometria, processamento auditivo central, treinamento auditivo e polissonografia domiciliar com WatchPAT. Conheça nosso atendimento por telemedicina e amplie o acesso aos cuidados com a saúde com qualidade, facilidade, comodidade e segurança, sem precisar sair de casa.

Quer saber mais sobre a sensibilidade sonora? Entre em contato com o ISBO e esclareça todas as suas dúvidas. Agende sua consulta conosco ou solicite mais informações clicando aqui. Fique atento aqui em nosso blog para mais novidades e confira nossa página no Facebook e no Instagram. Aguardamos sua visita. Até logo!

Posts Relacionados

Labirintite pode causar zumbido?

Labirintite pode causar zumbido?

Bastante conhecido por cerca de 15% da população mundial, o zumbido no ouvido, ou tinnitus (em inglês), é um sintoma em que o paciente percebe um som interno incômodo em um ou nos dois ouvidos, tendo duração e volumes diferentes. Além disso, pode ser temporário ou...

ler mais
Diabetes e audição têm relação?

Diabetes e audição têm relação?

Antes de falarmos sobre diabetes e zumbido no ouvido e sua associação, vamos entender primeiramente sobre cada um deles separadamente. Vem com a gente! O que é o zumbido no ouvido? Termo médico para ruído no ouvido, o zumbido no ouvido é um sintoma em que o paciente...

ler mais
Por que eu ouço zumbidos?

Por que eu ouço zumbidos?

O zumbido no ouvido é aquele ruído dentro dos ouvidos que pode ser incômodo, muitas vezes escutado em lugares mais silenciosos, que pode ser temporário ou crônico. “Por que eu ouço zumbidos?” é uma pergunta muito comum e hoje vamos te ajudar a entender. Vem com a...

ler mais
Trauma acústico: O que é e como tratar?

Trauma acústico: O que é e como tratar?

O que é trauma acústico? São muitos os ruídos aos quais estamos expostos diariamente, em especial no dia a dia urbano, e muitos deles nos causam danos sem que a gente nem perceba. O trauma acústico é provocado por sons altos, que pontualmente ou ao longo do tempo...

ler mais
Zumbido no ouvido na gravidez: qual é a causa?

Zumbido no ouvido na gravidez: qual é a causa?

Presente em cerca de 15% da população mundial, o zumbido no ouvido é um ruído muito conhecido que pode ser persistente ou pontual, mas incomoda em alguma intensidade e periodicidade aproximadamente 1 bilhão de pessoas ao redor do globo.  Segundo pesquisas, uma em...

ler mais
Perda de audição em músicos: como tratar?

Perda de audição em músicos: como tratar?

A perda auditiva é um problema que atinge grande parte da população mundial e pode atingir pessoas de todas as idades. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 7% da população brasileira – mais de 15 milhões de pessoas – sofra de algum grau de...

ler mais
Audiometria Infantil para Escolas

Audiometria Infantil para Escolas

Audiometria é um dos exames para se avaliar o quanto uma pessoa escuta e se há algum problema auditivo. A audiometria infantil pode identificar alterações auditivas que possam prejudicar o desempenho e o desenvolvimento da criança. Pode ser realizado em crianças muito...

ler mais
Existe remédio para zumbido no ouvido?

Existe remédio para zumbido no ouvido?

O zumbido é um ruído percebido pelo ouvido que não está no meio externo, ou seja, é um som percebido apenas pela pessoa portadora desse problema. Ele pode acontecer em uma ou ambas as orelhas ou mesmo na cabeça e pode surgir de maneira gradual ou repentina. Interfere...

ler mais
Zumbido no ouvido pode ser perigoso?

Zumbido no ouvido pode ser perigoso?

O zumbido é um som que é percebido como vindo de dentro do ouvido ou da cabeça e na maioria das vezes é percebido somente por quem o possui, já que o som do zumbido não provém de uma fonte externa. O zumbido efetivamente é gerado e mantido pelo cérebro. Esse ruído...

ler mais
Pressão alta pode causar zumbido no ouvido?

Pressão alta pode causar zumbido no ouvido?

Comumente conhecido como chiado e na língua inglesa como tinnitus, o zumbido é um ruído percebido pelo indivíduo e que não está no meio ambiente. Afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo e é caracterizado por um som irritante que pode variar de duração e...

ler mais
Zumbido no ouvido: Quais as causas?

Zumbido no ouvido: Quais as causas?

O zumbido no ouvido é um sintoma em que o paciente percebe um ruído que não tem causa externa, ou seja, é um som interno que na maioria das vezes é ouvido somente pela pessoa que sofre com esse problema. O zumbido pode ser percebido em um ou nos dois ouvidos e ter...

ler mais
Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre marcação de Consulta e Exames é só mandar uma mensagem 😉