O que causa a perda de audição?

12/04/2020

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pouco mais de 7% da população brasileira tem algum grau de deficiência auditiva, o que representa mais de 15 milhões de pessoas, entre crianças, adultos e idosos.

A perda auditiva pode estar relacionada a diversos fatores, seja pela idade, por perfurações no tímpano ou por exposição a barulho intenso, existindo ainda algumas doenças que podem levar o paciente a ter problemas auditivos. Quer saber mais sobre o que causa perda de audição? Continue lendo este artigo que preparamos para esclarecer as maiores dúvidas sobre o assunto.

Como funciona o ouvido?

Para iniciar nossa conversa, vamos falar um pouco sobre como é o funcionamento do ouvido. Órgão responsável pela audição, o ouvido é composto basicamente por três partes: orelha externa, média e interna, que contribuem também para o equilíbrio do indivíduo, na sua porção interna. Assim, quando o som é detectado pela orelha, ele é direcionado para dentro do canal auditivo, onde o tímpano está localizado, podendo perceber sons de intensidades muito baixas e então encaminhar esses sinais ao cérebro.

Possíveis causas da perda de audição

o-que-causa-perda-de-audição

Quando o assunto é sistema auditivo, é comum a pergunta: “o que causa a perda de audição?”, principalmente em pacientes que têm alguma disfunção no ouvido. Existem várias causas para esse problema, que afeta desde crianças até idosos. Por isso, criamos este tópico para esclarecer a dúvida e falar sobre os principais fatores responsáveis pela perda auditiva.

O que causa a perda de audição?

Como já falamos anteriormente, a perda auditiva pode estar relacionada a uma série de situações e pode ocorrer de maneira súbita ou progressiva. Entre as principais causas estão:

  1. Perfurações no tímpano

As perfurações no tímpano podem acontecer devido à limpeza do ouvido inadequada e com materiais pontiagudos, como tampas e tubos de canetas, clips e grampos de cabelo, assim como pelo uso incorreto de hastes flexíveis.

  1. Infecções e doenças auditivas

As infecções no ouvido podem ser causadas por vírus, bactérias ou fungos e podem danificar o sistema auditivo. As principais infecções no ouvido são a otite média e a otite externa, que podem causar inflamação, secreção e dores muito fortes em um ou nos dois ouvidos. Outras doenças, como a doença de Ménière e a otosclerose, podem interferir no funcionamento do sistema auditivo e afetam a qualidade de vida de seus portadores.

  1. Ototoxicidade

Alguns medicamentos podem causar efeitos colaterais que afetam a audição. A esse fator damos o nome de ototoxicidade. Os efeitos podem trazer danos temporários ou permanentes, se o uso for contínuo. Os remédios com mais probabilidade de danificar os ouvidos são os antibióticos aminoglicosídeos, medicamentos quimioterápicos, anti-inflamatórios não esteroides e até mesmo a aspirina, se administrada em alta dosagem diária.

  1. Barulho intenso

Exposição a ruídos muito altos no ambiente de trabalho, como o de máquinas, ou o uso indevido de fones de ouvidos são os principais fatores de perda auditiva por ruídos. Portanto, é preciso muita cautela, pois os danos podem ser irreversíveis.

  1. Idade avançada

Com o passar dos anos, o sistema auditivo pode sofrer degradação natural, causando a perda auditiva neurossensorial, conhecida como presbiacusia, que costuma afetar pessoas com mais de 60 anos e ocorre de forma gradual.

Principais sintomas da perda de audição

o-que-causa-perda-de-audição

Confira os sintomas mais comuns da perda auditiva:

  • pedir para os outros repetirem as falas;
  • aumentar o volume de aparelhos, como TV e rádio, acima do adequado e comparando com a necessidade de outras pessoas
  • dificuldade para escutar e falar em ambientes barulhentos;
  • dificuldade em identificar sons;
  • dificuldade e esforço para manter conversas.

E chiado no ouvido, o que pode ser?

O chiado no ouvido também é conhecido como zumbido e pode estar associado à perda de audição. Zumbido é o termo médico para esse ruído no ouvido e pode estar relacionado a outros sintomas que interferem na qualidade de vida do paciente. Ele afeta um em cada cinco brasileiros, atingindo mais de 20% da população. Geralmente vem acompanhado de sintomas, como tontura, intolerância a sons, insônia, entre outros.

O tratamento para o chiado no ouvido é realizado pelo profissional otorrinolaringologista. É importante citar que ele não tem cura, porém, com o apoio médico, o tratamento adequado possibilita reduzir significativamente a carga de zumbido, mesmo em casos graves da doença.

Existe tratamento para a perda auditiva?

o-que-causa-perda-de-audição

É preciso ir ao médico para saber o que causa perda de audição? Sim. Como as causas são diversas, é extremamente importante realizar a consulta médica e todos os exames necessários indicados pelo otorrinolaringologista. Dessa forma, é possível identificar o problema e seus fatores causadores para dar início ao tratamento mais adequado.

Os tratamentos indicados para a perda auditiva sofrerão alterações de paciente para paciente, dependendo do problema apresentado, podendo amenizar os sintomas e até mesmo recuperar a audição, em alguns casos. Aqueles realizados para a correção da perda auditiva são a utilização de medicação, o uso de aparelhos auditivos e, em alguns casos, há a necessidade de cirurgia ou de implantes de condução óssea. É muito importante estar atento a qualquer sintoma da perda auditiva e buscar ajuda médica assim que for detectada alguma alteração.

ISBO: quem somos nós

O Instituto Sandra Bastos de Otorrinolaringologia, o ISBO, é especializado no tratamento para zumbido no ouvido, perda de audição e tontura. A Dr.ª Sandra Bastos é diretora técnica do ISBO e otorrinolaringologista atuante na área de Otologia e Otoneurologia, uma especialidade médica voltada ao tratamento de zumbido, tontura, sensibilidade sonora e perdas auditivas.

Em nosso consultório, realizamos os principais exames para detectar disfunções auditivas, como os de acufenometria, audiometrias, imitanciometria, processamento auditivo central, treinamento auditivo e polissonografia domiciliar com WatchPAT. Conheça nosso atendimento por telemedicina e amplie o acesso aos cuidados com a saúde com qualidade, facilidade, comodidade e segurança, sem precisar sair de casa.

Ficou com alguma dúvida sobre o que causa perda de audição? Entre em contato com o ISBO e esclareça todas as suas dúvidas. Agende sua consulta conosco ou solicite mais informações clicando aqui. Fique atento aqui em nosso blog para mais novidades e confira nossa página no Facebook e no Instagram. Aguardamos sua visita. Até logo!

Posts Relacionados

Labirintite pode causar zumbido?

Labirintite pode causar zumbido?

Bastante conhecido por cerca de 15% da população mundial, o zumbido no ouvido, ou tinnitus (em inglês), é um sintoma em que o paciente percebe um som interno incômodo em um ou nos dois ouvidos, tendo duração e volumes diferentes. Além disso, pode ser temporário ou...

ler mais
Diabetes e audição têm relação?

Diabetes e audição têm relação?

Antes de falarmos sobre diabetes e zumbido no ouvido e sua associação, vamos entender primeiramente sobre cada um deles separadamente. Vem com a gente! O que é o zumbido no ouvido? Termo médico para ruído no ouvido, o zumbido no ouvido é um sintoma em que o paciente...

ler mais
Por que eu ouço zumbidos?

Por que eu ouço zumbidos?

O zumbido no ouvido é aquele ruído dentro dos ouvidos que pode ser incômodo, muitas vezes escutado em lugares mais silenciosos, que pode ser temporário ou crônico. “Por que eu ouço zumbidos?” é uma pergunta muito comum e hoje vamos te ajudar a entender. Vem com a...

ler mais
Trauma acústico: O que é e como tratar?

Trauma acústico: O que é e como tratar?

O que é trauma acústico? São muitos os ruídos aos quais estamos expostos diariamente, em especial no dia a dia urbano, e muitos deles nos causam danos sem que a gente nem perceba. O trauma acústico é provocado por sons altos, que pontualmente ou ao longo do tempo...

ler mais
Zumbido no ouvido na gravidez: qual é a causa?

Zumbido no ouvido na gravidez: qual é a causa?

Presente em cerca de 15% da população mundial, o zumbido no ouvido é um ruído muito conhecido que pode ser persistente ou pontual, mas incomoda em alguma intensidade e periodicidade aproximadamente 1 bilhão de pessoas ao redor do globo.  Segundo pesquisas, uma em...

ler mais
Perda de audição em músicos: como tratar?

Perda de audição em músicos: como tratar?

A perda auditiva é um problema que atinge grande parte da população mundial e pode atingir pessoas de todas as idades. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 7% da população brasileira – mais de 15 milhões de pessoas – sofra de algum grau de...

ler mais
Audiometria Infantil para Escolas

Audiometria Infantil para Escolas

Audiometria é um dos exames para se avaliar o quanto uma pessoa escuta e se há algum problema auditivo. A audiometria infantil pode identificar alterações auditivas que possam prejudicar o desempenho e o desenvolvimento da criança. Pode ser realizado em crianças muito...

ler mais
Existe remédio para zumbido no ouvido?

Existe remédio para zumbido no ouvido?

O zumbido é um ruído percebido pelo ouvido que não está no meio externo, ou seja, é um som percebido apenas pela pessoa portadora desse problema. Ele pode acontecer em uma ou ambas as orelhas ou mesmo na cabeça e pode surgir de maneira gradual ou repentina. Interfere...

ler mais
Zumbido no ouvido pode ser perigoso?

Zumbido no ouvido pode ser perigoso?

O zumbido é um som que é percebido como vindo de dentro do ouvido ou da cabeça e na maioria das vezes é percebido somente por quem o possui, já que o som do zumbido não provém de uma fonte externa. O zumbido efetivamente é gerado e mantido pelo cérebro. Esse ruído...

ler mais
Pressão alta pode causar zumbido no ouvido?

Pressão alta pode causar zumbido no ouvido?

Comumente conhecido como chiado e na língua inglesa como tinnitus, o zumbido é um ruído percebido pelo indivíduo e que não está no meio ambiente. Afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo e é caracterizado por um som irritante que pode variar de duração e...

ler mais
Zumbido no ouvido: Quais as causas?

Zumbido no ouvido: Quais as causas?

O zumbido no ouvido é um sintoma em que o paciente percebe um ruído que não tem causa externa, ou seja, é um som interno que na maioria das vezes é ouvido somente pela pessoa que sofre com esse problema. O zumbido pode ser percebido em um ou nos dois ouvidos e ter...

ler mais
Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre marcação de Consulta e Exames é só mandar uma mensagem 😉