Existe remédio para zumbido no ouvido?

01/14/2021

O zumbido é um ruído percebido pelo ouvido que não está no meio externo, ou seja, é um som percebido apenas pela pessoa portadora desse problema. Ele pode acontecer em uma ou ambas as orelhas ou mesmo na cabeça e pode surgir de maneira gradual ou repentina. Interfere na qualidade de vida e, muitas vezes, pode gerar outros problemas, como falta de concentração, irritabilidade e estresse, o que prejudica a saúde do indivíduo e atrapalha a realização de tarefas cotidianas.

Por ser um sintoma que afeta cerca de 15% da população mundial, há muitas dúvidas sobre o assunto, como: “existe remédio para zumbido no ouvido?” e “o que causa zumbido no ouvido?”. 

Quer saber tudo sobre esse sintoma e se existe remédio para zumbido no ouvido? Continue acompanhando este artigo que preparamos para esclarecer as maiores dúvidas sobre o assunto.

Tipos de zumbido no ouvido

existe-remedio-para-zumbido-no-ouvido

O zumbido pode ter diferentes frequências e ser similar ao som de cigarra, apito, sirene, rádio, mosquito, chiado, cachoeira ou abelha, entre outros. Ele pode ser classificado em quatro tipos, que são:

  • zumbido subjetivo
  • zumbido objetivo
  • zumbido neurossensorial
  • zumbido somático ou somatossensorial

Nós temos aqui no blog um artigo que explora mais sobre os tipos de zumbido e que você pode conferir clicando aqui.

Chiado ou zumbido?

Apesar dos nomes diferentes, chiado e zumbido podem ser considerados a mesma coisa. O zumbido é o termo médico dado ao ruído, e o chiado é uma característica dos sons ouvidos por quem sofre com esse problema.

As principais causas do zumbido 

O que causa zumbido no ouvido? Existem vários fatores que podem causá-lo. Nós destacamos sete dos principais fatores e causas. Confira.

existe-remedio-para-zumbido-no-ouvido

Perda de audição: a perda auditiva é a principal causa de zumbido e pode estar associada a lesões, inflamações ou malformações no ouvido e/ou ao avanço da idade.

Exposição a ruídos: ruídos muito altos no trabalho ou em casa, o hábito de ouvir música alta e o uso de fones de ouvido constantemente são alguns exemplos de exposição a ruídos que podem causar o zumbido.

Infecções e inflamações no ouvido: as infecções e inflamações no ouvido, como as otites, podem reduzir a capacidade do ouvido detectar os sons externos com clareza, o que pode provocar zumbidos.

Depressão: Percentual elevado dos pacientes com zumbido no ouvido apresentam quadro de depressão. A depressão como causa de grande desconforto pelo zumbido pode ocorrer, uma vez que a depressão pode estar interligada à via auditiva central.

existe-remedio-para-zumbido-no-ouvido

Acúmulo de cera no ouvido: apesar de seu papel protetivo para o ouvido, a cera pode trazer um efeito negativo quando em excesso. O acúmulo de cera pode obstruir os condutos auditivos externos e provocar perda auditiva temporária e zumbido, que melhoram quando a cera é removida.

Dieta inadequada: Dieta Inadequada: Abuso de doces ou prolongamento da privação na ingesta de alimentos em geral pode ocasionar danos auditivos e consequentemente a percepção do zumbido. 

Doenças cardiovasculares e neurológicas: Doenças neurológicas ou doenças cardiovasculares como a hipertensão podem prejudicar a comunicação entre o cérebro e as células do ouvido, e por mecanismo compensatório, ocasiona o zumbido. 

Está curioso para saber se existe remédio para zumbido no ouvido? Confira a seguir o que fazer ao notar a presença do zumbido.

Existe remédio para zumbido no ouvido?

existe-remedio-para-zumbido-no-ouvido

Quando uma pessoa percebe o zumbido, o que mais se indica que ela faça é que ela vá em busca de um otorrinolaringologista para uma devida investigação das causas e fatores relacionados. Após uma correta e ampla investigação, o profissional pode, com algumas das possibilidades terapêuticas, proporcionar alívio, como também redução da percepção do sintoma, com tratamentos específicos. Sabendo que tirar parcial ou totalmente a percepção do zumbido é uma das tarefas mais difíceis, mais até do que proporcionar alívio ao sintoma, e que exige bastante dedicação tanto do profissional quanto do paciente. 

A boa notícia é que os tratamentos são eficazes e capazes de controlar esses ruídos no ouvido, a ponto de deixá-lo sem ser percebido ou mais comumente, sem incomodar mesmo que com percepção mantida, e elevar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com esse problema. 

Uma das perguntas mais recorrentes ao falar sobre zumbido no ouvido é: “existe remédio para zumbido no ouvido?”. 

Existem medicamentos que ajudam a aliviar o sintoma, porém eles são off-label, ou seja, não são encontrados nas bulas dos medicamentos.

Outros tratamentos: como as terapias de som, o uso de medicamentos e de aparelhos auditivos podem ser necessários em alguns casos, mas é importante destacar que não existe um tratamento específico para todos os casos. Cada caso deve ser avaliado individualmente por um profissional otorrinolaringologista, para investigar as possíveis causas e encontrar o tratamento mais indicado.

Um dos tratamentos bastante recomendado é a terapia cognitiva comportamental, que auxilia na dessensibilização do zumbido. Permite identificar e desviar padrões emocionais que intensificam o zumbido para que o sintoma seja ignorado. A terapia atua na prevenção e reorganização de pensamentos negativos, diminui níveis de ansiedade e reduz o desconforto ocasionado pelo zumbido.

Por isso, é essencial recorrer ao médico otorrinolaringologista sempre que o zumbido ou algum sintoma relacionado ocorrer. Somente esse profissional poderá indicar os exames auditivos para encontrar uma solução e trazer mais qualidade de vida e bem-estar aos indivíduos portadores desses sintomas.

Melhore sua qualidade de vida com a ISBO

existe-remedio-para-zumbido-no-ouvido

O Instituto Sandra Bastos de Otorrinolaringologia, o ISBO, é especializado no tratamento para zumbido ou chiado no ouvido, perda de audição e tontura. A Dr.ª Sandra Bastos é diretora técnica do ISBO e otorrinolaringologista atuante na área de Otologia e Otoneurologia, uma especialidade médica voltada ao tratamento de zumbido, chiado, tontura, sensibilidade sonora e perdas auditivas.

Em nosso consultório, realizamos os principais exames para investigação do zumbido, como acufenometria, audiometrias, imitanciometria e processamento auditivo central.  Realizamos também treinamento auditivo e polissonografia domiciliar com WatchPAT. Conheça nosso atendimento por telemedicina e amplie o acesso aos cuidados com a saúde com qualidade, facilidade, comodidade e segurança, sem precisar sair do conforto da sua casa.

Entre em contato com o ISBO e esclareça todas as suas dúvidas. Agende sua consulta ou solicite mais informações clicando aqui. Acesse nosso blog para mais novidades e confira nossa página no Facebook e Instagram. Aguardamos sua visita. Até logo!

Posts Relacionados

Labirintite pode causar zumbido?

Labirintite pode causar zumbido?

Bastante conhecido por cerca de 15% da população mundial, o zumbido no ouvido, ou tinnitus (em inglês), é um sintoma em que o paciente percebe um som interno incômodo em um ou nos dois ouvidos, tendo duração e volumes diferentes. Além disso, pode ser temporário ou...

ler mais
Diabetes e audição têm relação?

Diabetes e audição têm relação?

Antes de falarmos sobre diabetes e zumbido no ouvido e sua associação, vamos entender primeiramente sobre cada um deles separadamente. Vem com a gente! O que é o zumbido no ouvido? Termo médico para ruído no ouvido, o zumbido no ouvido é um sintoma em que o paciente...

ler mais
Por que eu ouço zumbidos?

Por que eu ouço zumbidos?

O zumbido no ouvido é aquele ruído dentro dos ouvidos que pode ser incômodo, muitas vezes escutado em lugares mais silenciosos, que pode ser temporário ou crônico. “Por que eu ouço zumbidos?” é uma pergunta muito comum e hoje vamos te ajudar a entender. Vem com a...

ler mais
Trauma acústico: O que é e como tratar?

Trauma acústico: O que é e como tratar?

O que é trauma acústico? São muitos os ruídos aos quais estamos expostos diariamente, em especial no dia a dia urbano, e muitos deles nos causam danos sem que a gente nem perceba. O trauma acústico é provocado por sons altos, que pontualmente ou ao longo do tempo...

ler mais
Zumbido no ouvido na gravidez: qual é a causa?

Zumbido no ouvido na gravidez: qual é a causa?

Presente em cerca de 15% da população mundial, o zumbido no ouvido é um ruído muito conhecido que pode ser persistente ou pontual, mas incomoda em alguma intensidade e periodicidade aproximadamente 1 bilhão de pessoas ao redor do globo.  Segundo pesquisas, uma em...

ler mais
Perda de audição em músicos: como tratar?

Perda de audição em músicos: como tratar?

A perda auditiva é um problema que atinge grande parte da população mundial e pode atingir pessoas de todas as idades. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 7% da população brasileira – mais de 15 milhões de pessoas – sofra de algum grau de...

ler mais
Audiometria Infantil para Escolas

Audiometria Infantil para Escolas

Audiometria é um dos exames para se avaliar o quanto uma pessoa escuta e se há algum problema auditivo. A audiometria infantil pode identificar alterações auditivas que possam prejudicar o desempenho e o desenvolvimento da criança. Pode ser realizado em crianças muito...

ler mais
Zumbido no ouvido pode ser perigoso?

Zumbido no ouvido pode ser perigoso?

O zumbido é um som que é percebido como vindo de dentro do ouvido ou da cabeça e na maioria das vezes é percebido somente por quem o possui, já que o som do zumbido não provém de uma fonte externa. O zumbido efetivamente é gerado e mantido pelo cérebro. Esse ruído...

ler mais
Pressão alta pode causar zumbido no ouvido?

Pressão alta pode causar zumbido no ouvido?

Comumente conhecido como chiado e na língua inglesa como tinnitus, o zumbido é um ruído percebido pelo indivíduo e que não está no meio ambiente. Afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo e é caracterizado por um som irritante que pode variar de duração e...

ler mais
Zumbido no ouvido: Quais as causas?

Zumbido no ouvido: Quais as causas?

O zumbido no ouvido é um sintoma em que o paciente percebe um ruído que não tem causa externa, ou seja, é um som interno que na maioria das vezes é ouvido somente pela pessoa que sofre com esse problema. O zumbido pode ser percebido em um ou nos dois ouvidos e ter...

ler mais
Ouvido sensível a ruído: como tratar?

Ouvido sensível a ruído: como tratar?

A intolerância a determinados sons é comum a várias pessoas, porém em muitos casos pode significar algo patológico e que deve ser avaliado e tratado por um profissional. A isso podemos chamar de hipersensibilidade sonora ou hiperacusia, uma condição na qual o paciente...

ler mais
Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre marcação de Consulta e Exames é só mandar uma mensagem 😉