Exame P300: o que é e para quem é indicado?

05/12/2022
Exame P300

A audição é um dos sentidos mais essenciais e importantes do ser humano, pois é através da audição que desenvolvemos a linguagem para que possamos nos comunicar com os outros. Portanto, é importante cuidar da saúde auditiva e evitar situações desconfortáveis para o ouvido.

Você sabia que exames auditivos são importantes para avaliar a audição? Na maioria dos casos, os exames ajudam a identificar se o paciente sofre com alguma perda auditiva e se precisa fazer uso do aparelho auditivo ou não, ou então necessita de algum tratamento para a audição. Existem exames auditivos que auxiliam nos diagnósticos de patologias em outras áreas com a cognitiva, sendo o caso do exame P300, do qual vamos falar na conversa de hoje.

exame-p300

O que é o exame P300 e para quem é indicado?

O exame P300, chamado de Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência, é considerado um potencial cognitivo, realizado para analisar funções atenciosas do indivíduo, através de estímulo auditivo, dentre elas a atenção e a discriminação auditiva. É por meio deste exame que é possível identificar questões relacionadas ao processamento auditivo central (PAC), atenção e concentração do paciente.

O P300 é capaz de identificar alterações nos componentes da audição precocemente, por isso é indicado para crianças em idade escolar que apresentam dificuldade de aprendizado, interferindo na concentração e na incapacidade de entender o que foi falado. O Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência previne alterações na fala e desenvolvimento do indivíduo, podendo ser identificado no início e permitindo que haja um tratamento eficaz para a criança.

Como o exame P300 é feito?

Para a realização deste exame auditivo, o paciente precisa estar descansado, pois será exposto a estímulos sonoros raros e frequentes. Durante o exame são colocados eletrodos no couro cabeludo ou na testa, que irão gerar os estímulos acústicos em duas frequências diferentes, sendo um deles apresentado em menor quantidade. O P300 é uma onda positiva, que ocorre em torno de 300 milissegundos, o que dá nome a esse exame auditivo.

O aparelho registra a onda elétrica gerada e o otorrinolaringologista ou o médico especialista irá interpretar os parâmetros de latência e amplitude. O atraso na latência da onda do P300 ou a ausência, pode indicar algum distúrbio do Processamento Auditivo Central.

exame-p300

O exame Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência é muito importante para identificar questões que têm grande impacto na vida dos pacientes, como no caso do déficit de atenção, que pode atrapalhar a qualidade de vida da criança, por exemplo.

Através deste exame auditivo é possível identificar alguns distúrbios do Processamento Auditivo Central, sendo eles:

– Detecção de perdas auditivas;

– Distúrbios da cognição relacionados a patologias neurológicas;

– Distúrbios do PAC em crianças com dificuldades de aprendizagem;

– Idosos com dificuldade de compreensão da fala em ambientes ruidosos também podem apresentar algum distúrbio.

O Médico consegue obter o diagnóstico após as ondas apresentadas no final do teste, que pode apresentar o atraso da latência da onda ou a ausência desta e então prontamente iniciar o tratamento.

exame-p300

O exame não possui contraindicações e pode ser realizado inclusive em crianças, pois é um exame auditivo indolor e que não provoca desconforto. Para a realização é de extrema importância o acompanhamento de um otorrinolaringologista especialista no exame P300.

O exame auxilia na análise do Processamento Auditivo Central, observando os processos que ocorrem no córtex cerebral e estão ligados à memória e atenção auditiva. Por isso a necessidade de buscar ajuda médica quando perceber que a criança vem tendo dificuldade de concentração ou problemas na comunicação, para que o exame auditivo possa identificar a causa e após o diagnóstico, o médico possa analisar e orientar qual será o melhor tratamento para o paciente e devolver o bem-estar ao indivíduo.

O ISBO disponibiliza o exame P300 e pode ajudar você!

O Instituto Sandra Basto de Otorrinolaringologia, o ISBO, possui infraestrutura própria e profissionais especializados para a realização do exame P300, além de diversos outros exames auditivos para adultos e crianças, de qualquer idade. O ISBO é especializado em tratamento para zumbido no ouvido e possui vasta experiência neste campo. A Dra. Sandra Bastos é diretora técnica do ISBO e otorrinolaringologista atuante, com grande experiência no tratamento do zumbido e especializações no Brasil e na Inglaterra.

Caso tenha dúvidas ou ficou interessado e acredita ter a necessidade de realizar o exame Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência, ou qualquer outro exame auditivo, não deixe de buscar por um profissional qualificado e que poderá te ajudar. No Instituto Sandra Bastos de Otorrinolaringologia, você encontra este profissional, que poderá indicar o tratamento adequado para cada caso e que pensa na sua qualidade de vida!

Acesse o site e conheça nossos serviços. Para sua comodidade, você também pode agendar uma consulta pelo WhatsApp: (11) 95801-6560.

Oferecemos também o serviço de telemedicina: consulta médica via chamada de vídeo no Whatsapp ou Skype. A mesma qualidade dos atendimentos presenciais no conforto da sua casa.

Agende sua consulta ou solicite mais informações clicando aqui. Acesse nosso Blog para não perder nenhuma novidade e confira nossas páginas no Facebook e Instagram.

Aguardamos a sua visita, até breve! 

Posts Relacionados

Ansiedade pode causar zumbido no ouvido?

Ansiedade pode causar zumbido no ouvido?

Sabia que pode haver ligação entre ansiedade e zumbido no ouvido?. Pacientes com zumbido no ouvido comumente sofrem com algum desconforto emocional como o estresse ou a ansiedade. O que poucas pessoas sabem é que esse problema pode ser tanto uma consequência do...

ler mais
Eletrococleografia: como funciona o exame?

Eletrococleografia: como funciona o exame?

O nosso sistema auditivo é bem complexo, por isso é importante que conheçamos cada detalhe para cuidar da nossa saúde auditiva, já que a audição é essencial para que outras funções, como a linguagem, sejam processadas adequadamente. Na maioria dos casos em que o...

ler mais
Analgésico pode causar Zumbido no Ouvido?

Analgésico pode causar Zumbido no Ouvido?

O zumbido no ouvido atinge cerca de 15% da população e pode ser causado por diversos fatores, entre eles o uso de alguns medicamentos, desde os mais restritos até os remédios mais comuns, como os analgésicos. A população brasileira costuma ingerir remédios por conta...

ler mais
Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre marcação de Consulta e Exames é só mandar uma mensagem 😉