Chiado no ouvido: O que pode ser?

11/27/2020

Você sabia que o chiado no ouvido é muito mais comum do que imaginamos? Como o chiado no ouvido é um dos sintomas para diferentes condições, sabendo que a principal causa sempre vai ser a perda auditiva, mesmo que muito pequena, ele faz parte da vida de pelo menos 15% da população mundial, sendo 33% a população idosa.

chiado-no-ouvido

Viver com chiado no ouvido pode ser um grande problema. Por isso, tratar é fundamental.

Mas você sabia que o chiado no ouvido tem tratamento? Confira o que chiado no ouvido pode ser e também qual o tratamento para zumbido no ouvido. Por isso, continue de olho no post!

Chiado no ouvido: o que pode ser?

chiado-no-ouvido

Como dissemos anteriormente, o chiado no ouvido é um sintoma que se refere a uma anormalidade ou doença no ouvido, como a perda de audição, e que pode afetar a rotina e a vida de muitas pessoas.

É importante saber qual a causa do chiado e tratá-la para evitar que o problema aumente e que cause mais danos à saúde do paciente. Fazendo o tratamento, é possível melhorar ou mesmo resolver em definitivo o chiado ou ruído e voltar a ter uma vida normal e saudável. Quando falamos que o zumbido não tem cura, não significa dizer que ele tem que ser percebido pelo resto da vida. O paciente, quando tratado, pode parar de perceber o zumbido. 

Para saber o que esse chiado pode causar, veja logo abaixo. Mas é sempre importante lembrar: sentiu e ouviu chiado e zumbido no ouvido? Procure um especialista.

Perda de audição

A perda de audição no idoso, também conhecida por presbiacusia, infelizmente acaba se tornando grande parte das doenças que causam o chiado no ouvido, podendo ocorrer de acordo com o avanço da idade. Essa condição começa, no geral, a partir dos 53-54 anos de idade, onde o paciente tem os dois ouvidos afetados.

Para compensar a ausência de estímulos auditivos, o sistema auditivo central do paciente gera chiado no ouvido. Os chiados não tem cura, mas tem tratamento, que dentre vários outros, pode ser feito através de uso de aparelhos auditivos e terapia de som, este com o intuito de amenizar o nível de percepção dos chiados com mudança de foco e aumento do ganho auditivo, causando alívio.

Ruídos muito altos

Sabe os sons muito altos, como explosões, alto falantes, instrumentos musicais e principalmente fones de ouvido? Pois esses equipamentos e situações podem causar esses chiados, sendo temporários e até mesmo permanentes.

Nos casos mais comuns, como de instrumentos musicais muito próximos ou explosões, a audição pode não ser afetada. Agora, para quem trabalha em locais muito barulhentos e por tempo prolongado, os danos auditivos podem ser grandes. Nas duas situações o zumbido pode aparecer.

Para evitar que isso aconteça, é importante utilizar peças e equipamentos para proteção nos ouvidos, e principalmente diminuir a exposição aos barulhos altos e ruídos.

Cera acumulada

A cera no ouvido é importante para a proteção do sistema auditivo, mas quando em excesso, pode atrapalhar a audição. Nos casos mais extremos de cerume, é fundamental procurar um médico especialista e não tentar tirar por conta própria, pois pode causar danos.

Infecções no ouvido e sinusite

Através das infecções e também da sinusite, um fluido pode se acumular atrás do tímpano do paciente, onde estão localizados os ossículos. Então, nesse caso, é possível ouvir chiados no ouvido e sensação de que seus ouvidos estão tapados e os sons abafados. Para aliviar os incômodos causados pelos chiados, procure um médico especialista para o tratamento.

Existe tratamento para chiado no ouvido?

chiado-no-ouvido

Existem vários tipos de zumbido no ouvido, e o chiado é um desses zumbidos. Através do tratamento para zumbido, é possível tratar também os chiados. Mas para saber melhor como funciona, é essencial conversar com um especialista.

O chiado no ouvido não tem cura, o que não significa que ele não deva ou possa ser tratado. A não percepção independe da cura. Até mesmo os chiados temporários podem voltar a serem percebidos se certos hábitos continuarem a ser praticados, como ruídos altos ou fones de ouvido. 

O tratamento para zumbido no ouvido, por sua vez, pode ser feito através de aparelhos auditivos e principalmente por terapia de som. A terapia de som é um dos tratamentos mais indicados, pois vai tratar o problema junto ao cérebro até que os chiados sejam amenizados e o paciente possa viver sua rotina normalmente.

Há vários tipos de tratamento para zumbido no ouvido, uns deles são:

  • Aparelho auditivo: o paciente pode apresentar perda auditiva, onde o uso dos aparelhos auditivos podem ajudá-lo. Esses aparelhos diminuem os chiados e reduz o incômodo causados por esses sons.
  • Terapia de som: O tratamento com terapia sonora trabalha o cérebro para que se foque em outros sons no ambiente, o que diminui a percepção dos chiados. Esse tratamento não tem efeito cumulativo benéfico com o tempo, mas ajuda na ocasião do uso.

Chiado no ouvido tem tratamento!

chiado-no-ouvido

Apesar de não ter cura, os chiados tem tratamento e os resultados podem ser promissores, a depender do envolvimento e empenho dos médicos em tratar e dos pacientes em serem tratados, por isso é importante entrar em contato com um especialista o quanto antes para evitar que o problema aumente.

Precisa de um especialista em chiados no ouvido? Através do ISBO, você pode contar com melhor tratamento para chiados e zumbidos no ouvido com  atendimento especializado, tudo para melhor a sua saúde e sua qualidade de vida.

Está com problemas de chiados no ouvido ou conhece alguém que tenha? Entre em contato e agende uma consulta.

O que achou de saber sobre o tratamento para os chiados nos ouvidos? Conheça um pouco mais do ISBO em nosso blog e confira a modalidade de telemedicina. Não se esqueça de conferir também o Facebook e Instagram. Até a próxima!

Posts Relacionados

O uso de aparelhos auditivos melhora o zumbido?

O uso de aparelhos auditivos melhora o zumbido?

Existem muitos ruídos que podem causar irritabilidade, entre outros problemas. Esses ruídos podem ser causados por fatores externos, como som de cachorro latindo, bebê chorando, música alta, conversas, som de teclado e assim por diante. Porém, existem ruídos que são...

ler mais
Labirintite pode causar zumbido?

Labirintite pode causar zumbido?

Bastante conhecido por cerca de 15% da população mundial, o zumbido no ouvido, ou tinnitus (em inglês), é um sintoma em que o paciente percebe um som interno incômodo em um ou nos dois ouvidos, tendo duração e volumes diferentes. Além disso, pode ser temporário ou...

ler mais
Diabetes e audição têm relação?

Diabetes e audição têm relação?

Antes de falarmos sobre diabetes e zumbido no ouvido e sua associação, vamos entender primeiramente sobre cada um deles separadamente. Vem com a gente! O que é o zumbido no ouvido? Termo médico para ruído no ouvido, o zumbido no ouvido é um sintoma em que o paciente...

ler mais
Por que eu ouço zumbidos?

Por que eu ouço zumbidos?

O zumbido no ouvido é aquele ruído dentro dos ouvidos que pode ser incômodo, muitas vezes escutado em lugares mais silenciosos, que pode ser temporário ou crônico. “Por que eu ouço zumbidos?” é uma pergunta muito comum e hoje vamos te ajudar a entender. Vem com a...

ler mais
Trauma acústico: O que é e como tratar?

Trauma acústico: O que é e como tratar?

O que é trauma acústico? São muitos os ruídos aos quais estamos expostos diariamente, em especial no dia a dia urbano, e muitos deles nos causam danos sem que a gente nem perceba. O trauma acústico é provocado por sons altos, que pontualmente ou ao longo do tempo...

ler mais
Zumbido no ouvido na gravidez: qual é a causa?

Zumbido no ouvido na gravidez: qual é a causa?

Presente em cerca de 15% da população mundial, o zumbido no ouvido é um ruído muito conhecido que pode ser persistente ou pontual, mas incomoda em alguma intensidade e periodicidade aproximadamente 1 bilhão de pessoas ao redor do globo.  Segundo pesquisas, uma em...

ler mais
Perda de audição em músicos: como tratar?

Perda de audição em músicos: como tratar?

A perda auditiva é um problema que atinge grande parte da população mundial e pode atingir pessoas de todas as idades. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 7% da população brasileira – mais de 15 milhões de pessoas – sofra de algum grau de...

ler mais
Audiometria Infantil para Escolas

Audiometria Infantil para Escolas

Audiometria é um dos exames para se avaliar o quanto uma pessoa escuta e se há algum problema auditivo. A audiometria infantil pode identificar alterações auditivas que possam prejudicar o desempenho e o desenvolvimento da criança. Pode ser realizado em crianças muito...

ler mais
Existe remédio para zumbido no ouvido?

Existe remédio para zumbido no ouvido?

O zumbido é um ruído percebido pelo ouvido que não está no meio externo, ou seja, é um som percebido apenas pela pessoa portadora desse problema. Ele pode acontecer em uma ou ambas as orelhas ou mesmo na cabeça e pode surgir de maneira gradual ou repentina. Interfere...

ler mais
Zumbido no ouvido pode ser perigoso?

Zumbido no ouvido pode ser perigoso?

O zumbido é um som que é percebido como vindo de dentro do ouvido ou da cabeça e na maioria das vezes é percebido somente por quem o possui, já que o som do zumbido não provém de uma fonte externa. O zumbido efetivamente é gerado e mantido pelo cérebro. Esse ruído...

ler mais
Pressão alta pode causar zumbido no ouvido?

Pressão alta pode causar zumbido no ouvido?

Comumente conhecido como chiado e na língua inglesa como tinnitus, o zumbido é um ruído percebido pelo indivíduo e que não está no meio ambiente. Afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo e é caracterizado por um som irritante que pode variar de duração e...

ler mais
Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre marcação de Consulta e Exames é só mandar uma mensagem 😉