Audiometria Infantil para Escolas

01/19/2021

Audiometria é um dos exames para se avaliar o quanto uma pessoa escuta e se há algum problema auditivo. A audiometria infantil pode identificar alterações auditivas que possam prejudicar o desempenho e o desenvolvimento da criança. Pode ser realizado em crianças muito pequenas, a partir dos 2 anos de idade, desde que consigam entender os comandos do profissional.

Grande parte das escolas exigem a realização da audiometria escolar antes do início do ano letivo. Continue de olho no post, vamos te explicar tudo sobre esse exame e a importância de ser realizado na infância!

A importância da audiometria infantil nas escolas

audiometria-infantil-para-escolas

A audiometria infantil possibilita a identificação de comprometimento auditivo, a monitorização auditiva e com isso o diagnóstico, mesmo que de grau muito leve, possibilitando desta forma, o tratamento precoce. Através desse teste é possível examinar se qualquer dificuldade que a criança possa ter no aprendizado é relacionada a problemas auditivos.

Ao contrário do que se pode acreditar pelo senso comum, problemas auditivos não se manifestam apenas em pessoas de idade avançada. Crianças também podem apresentar problemas que podem e devem ser vistos por um otorrinolaringologista, como perda de audição, tontura, zumbido no ouvido e sensibilidade intensa a ruídos.

A perda da audição, mesmo que em grau muito leve, pode atrapalhar a compreensão da criança em relação ao que é dito à ela e impactar não apenas no seu entender, como também na sua fala e escrita. Crianças em fase de alfabetização utilizam a oralização como apoio para a escrita e por esse motivo qualquer distúrbio auditivo pode impactar diretamente em seu aprendizado. 

Como funciona e como é realizado o teste de audiometria infantil?

audiometria-infantil-para-escolas

O teste de audiometria para crianças pode ser realizado já nos primeiros meses de idade. Os exames são: audiometria comportamental, audiometria com reforço visual e audiometria condicionada.

O teste de audiometria infantil comportamental, pode ser realizado já em recém-nascidos, da mesma forma que os testes de triagem auditiva ou emissão otoacústica e PEATE. Nele é avaliado o comportamento da criança em relação a diversos estímulos sonoros, como por exemplo, os instrumentos musicais e sons de fala. A idade da criança é levada em conta na hora de observar as reações a cada estímulo sonoro. 

Os exames de audiometria infantil são completamente indolores e incorporam elementos lúdicos para conquistar e estimular a atenção da criança durante o teste. É realizado com o uso de fones de ouvido ou de sons em campo livre (sem fones de ouvido), em cabine ou sala acusticamente calibradas. 

Ao exame de audiometria comportamental pode ser incorporado o reforço visual. 

O exame pode ser realizado com a criança sentada no colo do adulto responsável e costuma durar entre 40 e 60 minutos.

É muito importante que o exame seja realizado nos primeiros anos de vida, principalmente se a criança apresentar qualquer indício de alteração auditiva. Uma criança que demonstra ter dificuldade de compreender o que é dito por outra pessoa, que troca palavras frequentemente ao falar e/ou ao escrever ou não responde ou que lhe é dito ou perguntado, pode ter algum grau de perda auditiva. Essa perda auditiva pode ser uni ou bilateral, ou seja, em apenas um ou em ambos os ouvidos. 

Quem pode solicitar esse exame?

audiometria-infantil-para-escolas

O exame de audiometria pode ser solicitado pelas escolas como pré-requisito antes do início do ano letivo, principalmente de crianças em idade de alfabetização. É interessante que o exame de audiometria infantil para escolas seja realizado antes que a criança comece a frequentar as aulas, para que qualquer problema que possa atrapalhar em seu desenvolvimento e rendimento escolar seja identificado o mais precocemente possível e consequentemente tratado.

Médicos de várias especialidades, como pediatras, otorrinos, neurologistas, dentre outras, podem solicitar o exame para avaliar atrasos no desenvolvimento da linguagem, risco de perda auditiva por histórico familiar, perda da audição da criança por otites de repetição (infecções no ouvido), síndromes diversas, dificuldade de compreensão da fala e de desempenho escolar, entre outros.

Os exames de audiometria infantil também podem ser solicitados periodicamente pelo profissional responsável, como exame de rotina, mesmo que a criança não apresente indícios de dificuldades auditivas. Inclusive recomenda-se que essa prática seja feita. É possível identificar problemas auditivos muito pequenos desde os primeiros meses de vida e quanto mais cedo identificá-los, mais cedo se pode iniciar os tratamentos e prevenir os problemas relacionados à perda.

Não deixe de realizar o exame de audiometria infantil em seus filhos.

audiometria-infantil-para-escolas

O tratamento de distúrbios auditivos traz uma grande melhoria na qualidade de vida do paciente e pode impactar diretamente no desempenho escolar e desenvolvimento da criança. Além de ser exigido por grande parte das escolas, para alunos em fase de alfabetização, é fundamental que toda criança realize o exame para monitorar suas capacidades auditivas e diagnosticar possíveis doenças.

A realização do exame de audiometria escolar pode identificar precocemente problemas auditivos e tratar as doenças antes que estas se agravem. Tratamentos realizados nos estágios iniciais da perda auditiva tem maior chance de sucesso e a maioria dos pacientes apresenta melhora significativa.

O Instituto Sandra Bastos de Otorrinolaringologia, ISBO, é especialista em exames de audiometria infantil e no tratamento de perda auditiva, tontura, sensibilidade sonora e zumbido ou chiado no ouvido. A Dra. Sandra Bastos é diretora técnica do ISBO e otorrinolaringologista atuante, com grande experiência e especializações no Brasil e Inglaterra. O ISBO oferece uma gama de exames e tratamentos para identificar e tratar os problemas auditivos de cada paciente, de todas as idades.

Acesse o site, conheça nossos serviços e agende sua consulta. Para sua comodidade, você também pode agendar uma consulta pelo WhatsApp: (11) 95801-6560.

Oferecemos também o serviço de telemedicina: consulta médica via chamada de vídeo no Whatsapp ou Skype. A mesma qualidade dos atendimentos presenciais no conforto da sua casa e sem aglomerações.

Ficou com alguma dúvida sobre audiometria infantil? Entre em contato conosco, nós podemos te ajudar. Agende sua consulta ou solicite mais informações clicando aqui. Acesse nosso blog para mais novidades e confira nossa página no Facebook e Instagram. Aguardamos sua visita, até breve. 

Posts Relacionados

Labirintite pode causar zumbido?

Labirintite pode causar zumbido?

Bastante conhecido por cerca de 15% da população mundial, o zumbido no ouvido, ou tinnitus (em inglês), é um sintoma em que o paciente percebe um som interno incômodo em um ou nos dois ouvidos, tendo duração e volumes diferentes. Além disso, pode ser temporário ou...

ler mais
Diabetes e audição têm relação?

Diabetes e audição têm relação?

Antes de falarmos sobre diabetes e zumbido no ouvido e sua associação, vamos entender primeiramente sobre cada um deles separadamente. Vem com a gente! O que é o zumbido no ouvido? Termo médico para ruído no ouvido, o zumbido no ouvido é um sintoma em que o paciente...

ler mais
Por que eu ouço zumbidos?

Por que eu ouço zumbidos?

O zumbido no ouvido é aquele ruído dentro dos ouvidos que pode ser incômodo, muitas vezes escutado em lugares mais silenciosos, que pode ser temporário ou crônico. “Por que eu ouço zumbidos?” é uma pergunta muito comum e hoje vamos te ajudar a entender. Vem com a...

ler mais
Trauma acústico: O que é e como tratar?

Trauma acústico: O que é e como tratar?

O que é trauma acústico? São muitos os ruídos aos quais estamos expostos diariamente, em especial no dia a dia urbano, e muitos deles nos causam danos sem que a gente nem perceba. O trauma acústico é provocado por sons altos, que pontualmente ou ao longo do tempo...

ler mais
Zumbido no ouvido na gravidez: qual é a causa?

Zumbido no ouvido na gravidez: qual é a causa?

Presente em cerca de 15% da população mundial, o zumbido no ouvido é um ruído muito conhecido que pode ser persistente ou pontual, mas incomoda em alguma intensidade e periodicidade aproximadamente 1 bilhão de pessoas ao redor do globo.  Segundo pesquisas, uma em...

ler mais
Perda de audição em músicos: como tratar?

Perda de audição em músicos: como tratar?

A perda auditiva é um problema que atinge grande parte da população mundial e pode atingir pessoas de todas as idades. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 7% da população brasileira – mais de 15 milhões de pessoas – sofra de algum grau de...

ler mais
Existe remédio para zumbido no ouvido?

Existe remédio para zumbido no ouvido?

O zumbido é um ruído percebido pelo ouvido que não está no meio externo, ou seja, é um som percebido apenas pela pessoa portadora desse problema. Ele pode acontecer em uma ou ambas as orelhas ou mesmo na cabeça e pode surgir de maneira gradual ou repentina. Interfere...

ler mais
Zumbido no ouvido pode ser perigoso?

Zumbido no ouvido pode ser perigoso?

O zumbido é um som que é percebido como vindo de dentro do ouvido ou da cabeça e na maioria das vezes é percebido somente por quem o possui, já que o som do zumbido não provém de uma fonte externa. O zumbido efetivamente é gerado e mantido pelo cérebro. Esse ruído...

ler mais
Pressão alta pode causar zumbido no ouvido?

Pressão alta pode causar zumbido no ouvido?

Comumente conhecido como chiado e na língua inglesa como tinnitus, o zumbido é um ruído percebido pelo indivíduo e que não está no meio ambiente. Afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo e é caracterizado por um som irritante que pode variar de duração e...

ler mais
Zumbido no ouvido: Quais as causas?

Zumbido no ouvido: Quais as causas?

O zumbido no ouvido é um sintoma em que o paciente percebe um ruído que não tem causa externa, ou seja, é um som interno que na maioria das vezes é ouvido somente pela pessoa que sofre com esse problema. O zumbido pode ser percebido em um ou nos dois ouvidos e ter...

ler mais
Ouvido sensível a ruído: como tratar?

Ouvido sensível a ruído: como tratar?

A intolerância a determinados sons é comum a várias pessoas, porém em muitos casos pode significar algo patológico e que deve ser avaliado e tratado por um profissional. A isso podemos chamar de hipersensibilidade sonora ou hiperacusia, uma condição na qual o paciente...

ler mais
Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre marcação de Consulta e Exames é só mandar uma mensagem 😉